RSS

SOBRE

Perfil do profissional formado em Gastronomia

A primeira coisa que vem à cabeça na maioria das pessoas quando se fala em chef de cozinha é uma profissão glamourosa e cheia de estilo. E ela tem tudo isso, mas também uma enorme parcela de dedicação e comprometimento.

Dentro de uma cozinha, os profissionais de gastronomia passam por um ciclo de desenvolvimento desde comins, passando por cozinheiros, sous chefs até chefs de cozinha. Muitos restaurantes e estabelecimentos culinários assumem um papel de qualificador em vez de esperar que o profissional adquira toda a especialização necessária em diversas instituições de ensino. Para se ter uma ideia, somente após quatro anos de trabalho na área é possível obter um registro profissional de cozinheiro. Ou seja, é comum “subir na carreira” dentro do próprio restaurante.

No entanto, quem já mostra algumas competências e habilidades no processo inicial tem mais chances de ascender na carreira. E isso está muito ligado às questões de perfil do profissional formado em gastronomia.

Por exemplo: um profissional que tenha conhecimentos de culinárias específicas, como vegetariana, kosher e funcional, assim como alguém que conheça novas metodologias e técnicas estão um passo à frente na hora de buscar uma vaga no mercado. Por isso é essencial sempre se manter atualizado e – por que não? – ter um bom entendimento de biologia tanto dos alimentos quanto dos benefícios e malefícios para o corpo humano.

Qual o perfil do profissional formado em Gastronomia?

Antes de mais nada, o chef de cozinha deve ser criativo. Ele vai usar esta característica em todo o processo – desde a seleção dos ingredientes até a junção de sabores nos pratos. Hoje a gastronomia tratas-e mais de uma “experiência” do que necessariamente da alimentação. Por isso surpreender é fundamental.

Ter um paladar apurado e vontade de conhecer novos alimentos é crucial para um bom trabalho, assim como as pesquisas constantes para buscar novas referências e combinações.

Outro ponto muito valorizado é a capacidade de trabalhar em equipe. O convívio e a dependência do trabalho em conjunto é diário e para isso é imprescindível que o profissional de gastronomia tenha bom relacionamento interpessoal e facilidade para lidar com hierarquias.

Uma qualidade muito reconhecida pelos estabelecimentos culinários é a habilidade com as questões mais ligadas à parte financeira e administrativa de uma empresa. Tanto é que muitos cursos tecnólogos e de graduação já inseriram essas disciplinas na grade curricular. Um bom chef compreende todo o processo de confecção de pratos e de relacionamento com fornecedores. Ele entende de gestão e planejamento financeiro, controle de administrativo do espaço e de seus funcionários.

0 comentários:

Postar um comentário